Como funciona o processo de fabricação de aço

A fabricação de aço é um processo complexo, que requer grandes quantidades de materiais como minério de ferro, carvão e fundentes. Estes materiais são misturados em um alto forno, onde são aqueceu de forma a queimar os impurezas e enviar os materiais de volta à sua forma líquida.

A liga de base é produzida de forma a que o teor de carbono seja controlado. O produto final deste processo é conhecido como ferro gusa. Após a produção do gusa, é adicionado mais carbono para obter o aço. Isto é realizado no processo de aço inoxidável ou em equipamentos como forno reverberante.

Tratamento de aço para obter o produto final

Uma vez que o processo de produção de aço foi completado, é hora de migrar para o tratamento do aço. Este processo pode incluir a laminação, a galvânica, a processo por oxidação ou a recozimento do metal para melhorar as qualidades mecânicas. Estes processos ajudam a conferir ao aço a resistência, elasticidade e resistência à corrosão que é necessária para a maioria das aplicações industriais.

Como opção, o aço também pode ser moldado para obter diferentes formas. Este processo inclui a estampagem, a forjagem, o molde de prensagem e o trabalho de estanhagem. Finalmente, o aço é revestido com uma camada protectora para que possa ser utilizado de forma segura para a aplicação desejada. Este processo de revestimento inclui a pintura, o galvanização e a aplicação de revestimentos como epóxi ou polímeros.

O texto acima "Como funciona o processo de fabricação de aço" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.