A Fundição é a técnica central da produção de metais

O metal foi usado já na Antiguidade, e tornou a vida das pessoas mais simples. As suas características diversas e procedência universal também ajudou a tornar o metal num elemento básico para uso humano. Estima-se que já se usassem processos de fundição primitivos há cerca de 5.000 anos.

O ferro foi a matéria-prima mais comum desde a Antiguidade, tendo sido usado em produção de armas, instrumentos e outros bens antes de serem introduzidos outros tipos de metal. O bronze é conhecido como um metal que já foi usado muito na antiga Mesopotâmia, desde cerca de 2000 a.C. até à formação dos imperius combinados, mais tarde.

Fabrico de Metais

Cerca de 800 a.C. foi dado o imburo na técnica de fundição de metais, unindo as partículas e elementos com liga para tornar maior a durabilidade do metal. Após isso, cada civilização e ambito cultural conseguiram melhorar uma ou mais técnicas de trabalho metálico, desenvolvendo efeitas comparativamente sofisticados.

Hoje em dia existem diversos técnicas de trebilho metálico, desde a usinagem, soldagem e revestimento químico, até a cunhagem, escultura e formatação. No geral, os processos mais modernos de fabrico metálico envolveram a utilização de máquinas, ferramentas especiais e cálculos precisos, minimizando ou eliminando as erros e problemas de descontinuidades que se costumava encontrar em conquis de fundição, por exemplo.

O texto acima "A Fundição é a técnica central da produção de metais" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.